segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mudança para Pelotas - RS


Em 1957 , meu pai passou para a reserva da Brigada Militar,como segundo sargento e fomos para Pelotas, no RS , para o bairro Santa Terezinha, um arrabalde .
No príncípio custamos para nos adaptar na nova moradia , mas com o tempo gostamos muito daquelo bairro. Lá conhemos uma família de adventistas, o que, diga-se de passagem, foi muito legal , pois tivemos contato com a nossa atual religião.
Depois de uns seis meses mudamos para a rua Marcílio Dias , 571- bairro Três Vendas, mais perto do centro da cidade. Moramos naquele local meu pai, minha mãe e meus irmãos , Clara Maria , Cleusa Maria , Carlos Getúlio , Tomaz de Aquino .
Neste local havia nos fundos da nossa casa uma lagoa chamada de Sonho Azul, foi muito bacana : eu pescava quase todos os dias nas horas que tinha folga . Conheci um moço que pescava no mesmo lugar e o apelido dele era Pato, um nome peculiar, como podem perceber.
Nos tornamos amigos e ele me ensinou a pescar . As variedades de peixes existentes eram lambari, caracará(tilápia), muçum, bagre da água doce, jundiá, e principalmente o peixe traíra.
Tio Wilson Moraes veio morar na mesma cidade que nós, no Hipódromo da Tablada; ele mais tarde se tornou profissional das rédeas, jóquei. Com a influência dele, comecei a gostar de corrida de cavalos. Meu pai não gostava e me proibiu de ver as corridas e graças à minha rebeldia levei algumas surras. Resolvi não desobedecer meu pai. Mais tarde , voltei a frequentar corridas de cavalos em outra fase de minha vida.